ARMAZÉM CEAGESP SP – Rede de Armazenagem
A rede de armazenagem também acompanhou o crescimento da Companhia. Em 1970, foram construídos os primeiros silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) horizontais do país, acoplados a graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel). Na época, a rede recebia os estoques reguladores do Governo Federal, comprados em vários estados e armazenados em cidades do interior de São Paulo.
A partir de 1986, os armazéns da empresa passaram a acondicionar açúcar ensacado, por conta da expansão da cultura de cana-de-açúcar que, ao lado da laranja, assumiu a liderança da agricultura paulista. Em 1997, a CEAGESP foi federalizada e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A CEAGESP mantém a maior rede pública de silos e armazéns gerais do Estado de São Paulo, com gestão do Departamento de Armazenagem (DEPAR). Juntas, as unidades da rede têm capacidade para estocar mais de 850 mil toneladas de produtos.
A armazenagem é classificada como uma das principais atividades desenvolvidas pela Companhia, sabendo que a produção agrícola é a maior riqueza do agricultor, oferece as melhores condições de armazenamento para safra. Possui estruturas adequadas para armazenagem, sendo grandes depósitos em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas, onde recebem a mercadorias e abrigam de forma segura e com qualidade para não haver perda. A gestão da rede é de responsabilidade do Departamento de Armazenagem (DEPAR).
Armazéns CEAGESP SP
Ao todo 18 unidades ativas situadas próximas aos polos produtivos presentes na capital e no interior de São Paulo. São elas:
- CEAGESP Araraquara
- CEAGESP Avaré
- CEAGESP Bauru
- CEAGESP Botucatu
- CEAGESP Fernandópolis
- CEAGESP Palmital
- CEAGESP Pederneiras
- CEAGESP Presidente Prudente
- CEAGESP Ribeirão Preto
- CEAGESP São Joaquim da Barra
- CEAGESP São José do Rio Preto
- CEAGESP São Paulo
- CEAGESP Tatuí
- CEAGESP Tupã
Produtos armazenados
Os principais itens armazenados são produtos à granel, como grãos, açúcar e pellets, produtos agrícolas em sacos e/ou bags e produtos industrializados de acordo com a estrutura disponível em cada unidade.
Serviços oferecidos
- Atendimento Personalizado: engenheiros agrônomos e técnicos especializados conduzem todas as etapas do processo de armazenamento.
- Amostragem e Classificação: todos os grãos, antes de serem armazenados nos Silos, passam por um processo de amostragem e classificação (teor de umidade, matérias estranhas, impurezas, insetos entre outros itens importantes na tipificação do produto).
- Limpeza e Secagem: quando os grãos a apresentam impurezas e/ou teor de umidade acima dos padrões de recebimento da CEAGESP (1% de impureza e 13% de umidade), eles passam por processo de limpeza e secagem antes de serem armazenados.
- Tratamento Fitossanitário: processo realizado nos produtos recebidos (expurgo e/ou pulverização com inseticida liquido) com objetivo de evitar a ocorrência de pragas e garantir a manutenção da qualidade durante o armazenamento.
- Transbordo: transferência de mercadoria de um veículo para outro do mesmo tipo.
- Balança de caminhão: pesagem avulsa tarifada.
- Warrants: a CEAGESP está habilitada a emitir Títulos de Créditos Especiais que possibilitam o financiamento dos estoques dos produtos armazenados.
Os clientes
Atendem pequenos, médios e grandes produtores agrícolas, usinas de açúcar, moinhos, cooperativas agrícolas, importadores, exportadores e órgãos do Governo.
Diferença entre Entreposto e Armazém
Entreposto é o nome que se dá ao local onde se comercializa diferentes tipos de produtos, no caso da CEAGESP é onde ocorre a venda de frutas, verduras, legumes, pescados e flores. Já o armazém é como o estoque de alimentos não perecíveis como o açúcar e grãos.